Páginas

A REPORTAGEM


“O Campo Aqui Tão Perto”

“O Campo Aqui Tão Perto” é um slogan usado pela Câmara Municipal do Montijo há quase duas décadas e é o tema de vários eventos que se têm realizado na parte rural do concelho do Montijo. Mais uma vez, a Associação Campo
Aventura cumpriu este slogan e promoveu o passeio de todo o terreno turístico O Campo Aqui Tão Perto, no passado dia 28 de janeiro, entre Pegões e Vendas Novas.
A Sociedade Recreativa de Santo Isidro de Pegões recebeu os 100 participantes do passeio. Foi neste local que a organização montou o secretariado e foi servido o pequeno almoço, oferta da União das Freguesias de Pegões. 
Os trilhos de Pegões estavam conforme as condições meteorológicas permitiram, ou seja, secos, mas um atascanço logo na quarta nota do Road Book deu que fazer… mais de metade dos participantes tiveram que recorrer ao espírito de entreajuda para prosseguir viagem. Um pouco mais à frente uma viatura da organização furou os dois pneus do mesmo lado, o que criou algum constrangimento à boa progressão.
A passagem pela Vila de Canha foi um ponto alto. A Freguesia de Canha ofereceu aos participantes um pequeno beberete no Museu Etnográfico da Vila, antes dos participantes fazerem a travessia da Ribeira de Canha, que este ano não criou problemas devido à falta de água.
Chegados a Vendas Novas, no largo da Câmara Municipal, estava montado o “Bar do Menino de Oiro” para a muito esperada bifana de Vendas Novas. O presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, também, marcou presença para dar as boas vindas aos participantes. Neste local foi entregue a segunda parte do Road-Book… para novo atascanço que, mais uma vez, criou verdadeiros problemas e novamente o espírito de entreajuda esteve presente.   
O almoço final foi na Adega de Pegões, produtora de afamados vinhos que têm conquistado inúmeros prémios internacionais.
Durante o almoço, foram projetados alguns vídeos de anteriores edições e de outros eventos que se têm realizado nas freguesias rurais do concelho do Montijo, com base no slogan “O Campo Aqui Tão Perto”.
Mais uma vez, a edição deste passeio cumpriu o propósito de promover a zona este do concelho do Montijo, tendo contado com a colaboração da Câmara Municipal do Montijo, da Junta de Freguesia de Canha e da Junta da União das Freguesias de Pegões.
Para a edição de 2019 ficou já marcada uma ida a Montemor-o-Novo.